
Jornal Acontece


Formando Leitores Dentro e Fora do Ambiente Escolar
A inserção na escola revela que de modo geral as crianças demonstram-se interessadas pelos livros, e que esse interesse diminui à medida que elas passam a ter mais idade. Quanto mais cedo à criança conviver com a leitura, mais garantias se têm em relação ao seu futuro como leitor.
Para o leitor em formação são vários fatores que influenciam a maneira como uma criança aprende a ler; as atitudes, os valores sociais que a rodeiam talvez sejam invisíveis, mas, nem por isso, menos reais e contribuem na sua aprendizagem, segundo Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
É preciso que a aprendizagem da leitura, iniciada na escola, continue fora desta, pois a leitura é um hábito que é desenvolvido ao longo da vida do ser humano.
Como a escola e a família podem estimular o gosto pela leitura: dar o exemplo, lendo e demonstrando interesse pela leitura; contar histórias; proporcionar desde cedo acesso e contato com bons livros, adequados à sua idade e nível de desenvolvimento, realizar visitas ao acervo de bibliotecas escolares e públicas.

